Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

100 mil árvores - 1ª Saída de campo

Depois de imaginar a floresta dos nossos sonhos, saímos da escola para ver a floresta que nos rodeia. Alguns pais vieram para nos acompanhar.
Só atravessamos a rua e paramos num monte em frente.
Logo que lá chegamos, ligamos as "máquinas fotográficas" dos nossos olhos para registar tudo!
Concordamos logo que afinal não existia a floresta dos nossos sonhos!! Nos nossos sonhos a floresta era verde, com muitas árvores. Esta tinha poucas árvores e estavam todas pretas, queimadas dos incêndios!
Ah! Mas as flores dos nossos sonhos existiam! O chão estava coberto de florinhas pequenas, brancas e lilases! Era até difícil conseguir não as calcar!
Havia também um grande tapete de musgo verde!
Vimos um grande pinheiro que se manteve verde apesar do incêndio, era o pinheiro manso. Ao lado havia muitos pinheiros bravos mas estavam quase todos queimados. No chão encontramos pinhas de cada um que estivemos a comparar. Com o nosso corpo, representamos cada um desses pinheiros e dessas pinhas, conforme nos era pedido.
Ficamos sentados numa roda e a Mariana, nossa mentora no projeto, pediu-nos para fechar os olhos e tentar identificar dois pássaros diferentes. Todos ouvimos! Afinal também havia pássaros como na floresta dos nossos sonhos! 

E borboletas, haveria? Sim, todos concordaram! Alguns até as ouviram! Pouco depois algumas borboletas resolveram aparecer para as vermos.
Ainda na mesma roda fizemos um jogo. Fechamos muito bem os olhos e a Mariana foi passando vários objetos que estavam num saco. Pelo tacto fomos tentando adivinhar o que era, passando depois ao colega do lado. Depois de cerca de 10 minutos de jogo (sim, nós ficamos 10 minutos em silêncio, explorando os objetos com as mãos!) abrimos os olhos e fomos falando do que tínhamos "visto" com as mãos.
 

"Vimos" pinhas, pedras, folhas de papel, caixinhas de música, óculos, tecidos, ... Fomos dizendo as características dos objetos, antes de a Mariana os mostrar.
O último jogo mandou-nos fixar os olhos num ponto que os outros teriam que descobrir o que era, com perguntas que faziam.
Depois de lanchar ainda cantamos os parabéns porque havia um aniversariante no grupo e fomos dar uma pequena volta onde pudemos ver que, depois do incêndio que destruiu a maior parte das árvores, algumas começavam a renascer, o eucalipto e o medronheiro.
Voltamos à escola e completamos os nossos registos, desenhando por baixo da nossa floresta imaginária a floresta real.








Adoramos este dia!
 

4 comentários:

  1. Muito bem turma! Descobre-se pelos vossos desenhos que entenderam o que foram observar e trabalhar! Tive pena de não conseguir estar com vocês o tempo todo mas gostei de ver a turminha todoa empenhada na atividade e todos estão de parabéns!
    Obrigada aos pais presentes e à Mariana Cruz por nos presentear com mais esta atividade. Bjs Prof Rosário

    ResponderEliminar
  2. Muito bem! A Natureza merece todo o vosso carinho.

    ResponderEliminar
  3. Uma boa escolha não há melhor de que natureza e ar puro parabéns

    ResponderEliminar
  4. Uma boa escolha não há melhor de que natureza e ar puro parabéns

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!
O mesmo será publicado logo que possível.